O ESTUDO E A APRENDIZAGEM
Por: Patrícia Bianchini
O ser humano pode aprender pela reflexão. Esta é,
aliás, uma forma tipicamente humana de aprender. Já que a educação tem
compromisso com o aprimoramento da pessoa, deve favorecer esta forma de
aprendizagem – forma que permite a utilização das amplas potencialidades
intelectuais humanas, que garante resultados mais duradouros e profundos, além
de possibilitar maior compreensão da realidade e melhoria no nível das relações
interpessoais.
O grande educador Jean Piaget afirmou que: ‘’O direito à educação (...) não é apenas o direito de frequentar escolas: é também, na medida em que vise a educação ao pleno desenvolvimento da personalidade, o direito de encontrar nessas escolas tudo aquilo que seja necessário à construção de um raciocínio pronto e de uma consciência moral desperta.’’
Piaget é muito otimista quanto à aprendizagem. Como Dewey, pensa que aprender é próprio do organismo; chega a ser condição de sobrevivência do organismo. Já estará fazendo muito o educador que não atrapalhar essa tendência natural do indivíduo para aprender querendo facilitar, mas é preciso entender que a facilitação reside no estímulo ao desenvolvimento da inteligência, já que, na verdade, o desenvolvimento intelectual é um processo de contínuas aprendizagens.
Ensinar não deve ser entendido de outro modo senão o da criação de condições para o desenvolvimento intelectual. O caminho a ser seguido pelo professor é o de fornecer estímulos que alimentem as estruturas mentais existentes e apresentar situações problemas que provoquem o progresso mental.
Diz Piaget:"Compreender é inventar ou reinventar, e dar uma lição prematuramente é impedir a criança de encontrar ou redescobrir as soluções por si mesma’’. Refletindo sobre esse assunto, cada dia tenho mais certeza que precisamos, enquanto educadores, no efetivo exercício da profissão, dar-lhes esta chance. Hoje está suficientemente comprovado que o desafio é o processo didático para o desenvolvimento intelectual, portanto, ensinar é apenas desafiar, adequada e gradualmente nossos alunos.
Se a função da escola pode ser resumida, de certa forma, nos seguintes termos: espera-se que o aluno aprenda e que o professor oriente a aprendizagem do aluno, questiono, então: mas aprender o quê? Estudar o quê? Aprender conceitos e princípios, atitudes, valores, hábitos e habilidades? Estudar conceitos e teorias sem significado contextual para eles? Os professores sempre mandam os alunos estudarem. Mas será que alguma vez esses professores disseram aos seus alunos o que é estudar, ou como estudar? Penso que seja fundamental que o professor desenvolva boas habilidades de estudo para dar boas aulas e orientar seus alunos no estudo.
Segundo Madalena Gomide estudo é "a experiência submetida à análise e ao pensamento reflexivo do indivíduo que aprende’’. Para ela o estudo requer concentração mental, captação de sensações e relações associativas, planejamento individual de horário, leitura eficiente, organização de resumos, aumento de vocabulário, saber tomar nota em aula, memorização, busca de informações e organização de trabalhos.
Em seu livro Aprendendo a Estudar, Madalena afirma que para maior rendimento no estudo é necessário: organizar um plano diário ou semanal, ser assíduo às aulas, estudar em local adequado, utilizar as técnicas de leitura, anotação e seleção de documentação.
Precisamos desenvolver essas técnicas em nossa própria vida, e quem sabe, seremos capazes de ensinar através do nosso exemplo, caso contrário, não teremos “moral” para cobrar deles que estudem de forma eficiente e realmente aprendam tudo o que o programa objetiva ensinar.
* Patrícia Ferreira Bianchini Borges é professora da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, licenciada em Letras pela Uniube – MG, e pós-graduanda em Estudos Linguísticos: “Fundamentos para o Ensino e Pesquisa” pela UFU – MG.
O grande educador Jean Piaget afirmou que: ‘’O direito à educação (...) não é apenas o direito de frequentar escolas: é também, na medida em que vise a educação ao pleno desenvolvimento da personalidade, o direito de encontrar nessas escolas tudo aquilo que seja necessário à construção de um raciocínio pronto e de uma consciência moral desperta.’’
Piaget é muito otimista quanto à aprendizagem. Como Dewey, pensa que aprender é próprio do organismo; chega a ser condição de sobrevivência do organismo. Já estará fazendo muito o educador que não atrapalhar essa tendência natural do indivíduo para aprender querendo facilitar, mas é preciso entender que a facilitação reside no estímulo ao desenvolvimento da inteligência, já que, na verdade, o desenvolvimento intelectual é um processo de contínuas aprendizagens.
Ensinar não deve ser entendido de outro modo senão o da criação de condições para o desenvolvimento intelectual. O caminho a ser seguido pelo professor é o de fornecer estímulos que alimentem as estruturas mentais existentes e apresentar situações problemas que provoquem o progresso mental.
Diz Piaget:"Compreender é inventar ou reinventar, e dar uma lição prematuramente é impedir a criança de encontrar ou redescobrir as soluções por si mesma’’. Refletindo sobre esse assunto, cada dia tenho mais certeza que precisamos, enquanto educadores, no efetivo exercício da profissão, dar-lhes esta chance. Hoje está suficientemente comprovado que o desafio é o processo didático para o desenvolvimento intelectual, portanto, ensinar é apenas desafiar, adequada e gradualmente nossos alunos.
Se a função da escola pode ser resumida, de certa forma, nos seguintes termos: espera-se que o aluno aprenda e que o professor oriente a aprendizagem do aluno, questiono, então: mas aprender o quê? Estudar o quê? Aprender conceitos e princípios, atitudes, valores, hábitos e habilidades? Estudar conceitos e teorias sem significado contextual para eles? Os professores sempre mandam os alunos estudarem. Mas será que alguma vez esses professores disseram aos seus alunos o que é estudar, ou como estudar? Penso que seja fundamental que o professor desenvolva boas habilidades de estudo para dar boas aulas e orientar seus alunos no estudo.
Segundo Madalena Gomide estudo é "a experiência submetida à análise e ao pensamento reflexivo do indivíduo que aprende’’. Para ela o estudo requer concentração mental, captação de sensações e relações associativas, planejamento individual de horário, leitura eficiente, organização de resumos, aumento de vocabulário, saber tomar nota em aula, memorização, busca de informações e organização de trabalhos.
Em seu livro Aprendendo a Estudar, Madalena afirma que para maior rendimento no estudo é necessário: organizar um plano diário ou semanal, ser assíduo às aulas, estudar em local adequado, utilizar as técnicas de leitura, anotação e seleção de documentação.
Precisamos desenvolver essas técnicas em nossa própria vida, e quem sabe, seremos capazes de ensinar através do nosso exemplo, caso contrário, não teremos “moral” para cobrar deles que estudem de forma eficiente e realmente aprendam tudo o que o programa objetiva ensinar.
* Patrícia Ferreira Bianchini Borges é professora da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, licenciada em Letras pela Uniube – MG, e pós-graduanda em Estudos Linguísticos: “Fundamentos para o Ensino e Pesquisa” pela UFU – MG.
Pesquisado dia 04/12/2013 às
20:40 hs
Ótimo conteúdo e excelente iniciativa! Adorei o blog. :)
ResponderExcluirEi Sandra: também gostei do seu blog. Piaget é uma referência para nós, educadoras, né?
ResponderExcluirVirei sempre aqui dar uma olhada nas suas contribuições para a formação docente.
Abraços e boa sorte com seu blog.
Alessandra.
Obrigada, Alessandra!
ExcluirUm abraço, Sandra.
Olá Sandra!
ResponderExcluirO assunto abordado é muito bom, devemos analisar o aprendizado para ensinar cada vez melhor assim como Madalena Gomide nos indica.
Até mais
Sandra, gostei de ver que tem pesquisado sobre o assunto e inserido as referências. Assim podemos continuar as leituras que nos interessar. Senti falta de, após cada leitura, um comentário seu a respeito, apresentando o que acha relevante para o seu trabalho. Assim vc começa a " treinar" a escrita do TCC. Um abraço Sheila
ResponderExcluirSandra, gostei muito de seu trabalho e gostaria de compartilhar que também apresentei meu TCC na graduação em formato de blog, na época foi inovador, porque fui a primeira da instituição em que estudei a entregar um trabalho que não estava impresso. Ainda acho essa forma muito legal de trabalhar, porque oportuniza o compartilhamento de conhecimentos e aprendizagens em rede.
ResponderExcluirPara concluir minha participação gostaria de acrescentar que, ensinar é um processo social de cada cultura, mas não deixa de ser pessoal, pois cada um desenvolve seu estilo de ensinar e/ou aprender. Os alunos precisam querer aprender e para isso necessitam de maturidade, motivação e competência adquirida. Deste modo, o conceito de educar envolve transformar a vida dos alunos em processos permanentes de aprendizagem, ajudá-los na construção de sua identidade, oportunizando-lhes satisfação nos espaços pessoais, sociais e profissionais, contribuindo para sua formação como cidadãos realizados e produtivos.
Bom trabalho e continue produzindo sempre. Parabéns!
Patricia Bianchini