Todo educador sabe que o apoio da família é crucial no
desempenho escolar. Pai que acompanha a lição de casa. Mãe que não falta a
nenhuma reunião. Pais cooperativos e atentos no desempenho escolar dos filhos
na medida certa. Esse é o desejo de qualquer professor.
Segundo um estudo publicado no Journal of Family Psychology, da Associação Americana
de Psicologia, as crianças que freqüentam festas e reuniões familiares têm mais
saúde, melhor desempenho escolar e maior estabilidade emocional. E mesmo o
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de 1999, apontou que
nas escolas que contam com a parceria dos pais, onde há troca de informações
com o diretor e os professores, os alunos aprendem melhor.
Diversos educadores brasileiros também defendem que a família realize um
acompanhamento da escola, verificando se seus objetivos estão sendo devidamente
alcançados.
Essa atuação dos pais ainda é bem rara, de acordo com os resultados de pesquisa
realizada no ano passado pelo Observatório do Universo Escolar. A instituição,
um braço do Instituto La
Fabbrica do Brasil, parceira do Ministério da Educação, ouviu
mais de 100 pais e educadores da rede pública e privada de todo país e
constatou que só 13% das escolas públicas mantêm um relacionamento próximo com
a família. Por outro lado, 43,7% dos pais de alunos da rede pública acreditam
que, se fossem promovidos mais encontros e palestras interessantes, haveria
maior integração com a escola.
Por que pais e professores ainda não conseguem se entender? Segundo a mesma
pesquisa, a maior parte dos educadores atribui aos pais a origem dos problemas
de disciplina. E apontam como fatores o novo modelo familiar, no qual os
adultos permanecem pouco tempo em casa, ou ainda aquele que apresenta uma
organização diferente da tradicional.
Retirado do site: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/como-atrair-pais-escola-423311.shtml
Pesquisado em: 24/03/2014 às 22.25 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário